sexta-feira, 23 de março de 2012

ONU dá garantias do reconhecimento de que a situação no Tibete é muito sombria: Kalon Tripa

Dharamshala: Kalon Tripa Dr Lobsang Sangay disse que garantia dada pela ONU aos três grevistas tibetanos de enviar relatores especiais para verificar a situação no Tibete é um reconhecimento "de uma situação muito sombria no Tibete, e um sinal de apoio para a causa tibetana justa e verdadeira".

Durante uma conferência de imprensa conjunta do Parlamento tibetano e do Kashag hoje, Kalon Tripa disse: "O que ouvimos em resposta aos três grevistas em frente das Nações Unidas, após 30 dias de grande sacrifício por parte deles, foi a visita de um funcionário das Nações Unidas aos três grevistas. Ele assegurou, tanto verbalmente como por escrito, que as Nações Unidas vão tentar enviar um relator especial para investigar a situação real no Tibete, o que pensamos ser o reconhecimento de uma situação muitosombria  no Tibete. "

"E também, a partir de notícias que temos lido, o embaixador australiano na China solicitou o ao ministério chinês das Relações Exteriores que o permita a visitar o Tibete para avaliar a situação", disse Kalon Tripa.

"Esses dois eventos, embora não na medida em que gostaríamos de ver, em muitos aspectos, são uma indicação de que a verdade será ouvida, a verdade vai ser apoiada, e espero que a verdade prevaleça. A verdade é que os tibetanos merecem a sua liberdade básica, e Sua Santidade o Dalai Lama merece regressar ao seu lugar de direito no palácio Potala em Lhasa, a capital do Tibete ", disse Kalon Tripa.
 
 
Kalon Tripa disse: "repetidos apelos foram feitos pelo Parlamento tibetano, o Kashag, e muitas ONGs, incluindo tibetanos, à Organização das Nações Unidas para enviar um relator especial ou um enviado ao Tibet para investigar as condições reais no Tibete." 

O Presidente do Parlamento tibetano no exílio, o Sr. Penpa Tsering, lê a resolução de 8 pontos aprovada por unanimidade durante o dia de abertura da sessão parlamentar em curso em 14 de março. A resolução reafirma a "solidariedade dos exilados tibetanos com os tibetanos dentro do Tibete, pede que o governo chinês suspenda as políticas equivocadas no Tibete, e apela à comunidade internacional para enviar delegações de averiguação para avaliar a realidade no Tibete. 

Kalon Tripa enfatizou o apoio firme do Kashag à Resolução do Parlamento, que segundo ele deixa muito claro que os tibetanos dentro do Tibete estão em condição muito crítica. 30 tibetanos se auto-imolaram, dos quais 22 morreram e muitos estão em condições graves, acrescentou.

"As razões são muito claras. As auto-imolações e os pacíficos manifestantes tibetanos estão mostrando o ressentimento contra a ocupação do Tibete e as políticas repressivas do governo chinês. O que os auto-imoladores,aqueles que morreram e aqueles que estão nas prisões estão exigindo é que Sua Santidade o Dalai Lama retorne ao Tibete, que a liberdade para os tibetanos dentro do Tibete seja restaurada", acrescentou Kalon Tripa .
 
 Tradução livre de Jeanne Pilli


http://tibet.net/2012/03/23/un-assurance-acknowlegdment-of-grim-situation-in-tibet-kalon-tripa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário