sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Região Autônoma do Tibete vê a primeira auto-imolação de protesto por um monge

Um ex-monge ateou fogo a si próprio no Tibete, diz um relato, no último desses protestos contra o governo chinês. O monge esté tendo seus ferimentos tratados após protesto em Chagdu, conhecido como Chamdo em tibetano. Se confirmado, o incidente seria a primeira auto-imolação na Região Autônoma do Tibete.

Ativistas dizem que 11 pessoas, entre monges e ex-monges, atearam fogo a si próprios este ano, mas todos os incidentes ocorreram em áreas tibetanas na Província de Sichuan.

O acesso à Região Autônoma do Tibete é fortemente restrita, e fica difícil corroborar a informação.

A Radio Free Asia reportou que um monge de 46 anos de idade chamado Tenzin Phuntsog, havia espalhado folhetos e gritava slogans antes de atear-se fogo na tarde de quinta-feira. A rádio que opera dos Estados Unidos citou uma fonte anônima que mora na Índia e outra fonte do Tibete que confirmaram o incidente.

"O ex-monge estava muito frustrado com a recente imposição de restrições no Monastério Karma e pela detenção de muitos monges. Houve até declarações de oficiais chineses sobre fechar o Monastério", disse a fonte no Tibete.

O grupo com base nos EUA  International Campaign for Tibet disse que relatos sobre o incidente foram também postados no Facebook e em micro-blogs em tibetano.

Tradução livre de Jeanne Pilli

http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-china-15997383

Nenhum comentário:

Postar um comentário