domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mais três tibetanos imolados e um morto na China

(AFP) - 04 de fevereiro de 2012

A organização Free Tibet baseada em Londres, e a Radio Free Asia, com sede nos EUA, dão conta de que três tibetanos atearam-se fogo na sexta-feira em uma aldeia remota na província de Sichuan de China. Um morreu e outros dois ficaram gravemente feridos.

"
Eles participaram de protestos que exigiam a liberdade do Tibete e o retorno do Dalai Lama", o líder espiritual no exílio desta região predominantemente budista, informou a
Radio Free Asia citando uma fonte não identificada.

A rádio e a organização Free Tibet informaram os nomes dos tibetanos envolvidos e que um tem cerca de 30 anos e o outro 60, mas não identificou o terceiro, que teria morrido.

As imolações foram reportadas na cidade de Phuhu, cerca de 145 km da cidade de Seda, uma das áreas em que grupos de direitos civis afirmam que as forças chinesas recentemente mataram três e feriram dezenas de tibetanos ao abrir fogo sobre as manifestações.

Pelo menos 16 tibetanos morreram ateando-se fogo no ano passado, em protesto contra a ocupação chinesa de seu território.

A China acusa os governos ocidentais e o Dalai Lama por dar maior magnitude a estes incidentes e culpa separatistas tibetanos por promover agitação.


Tradução Livre de Jeanne Pilli
http://spanish.tibetoffice.org/salon-de-noticias/actualizacion-de-noticias/otros-3-tibetanos-se-inmolan-en-china-y-uno-muere-segun-informes-del-exilio-afp

Nenhum comentário:

Postar um comentário