sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Detenção arbitrária de um tibetano no Taktse

Em 01 de novembro de 2011, por volta de 03:00 (Hora local do Tibete), Lhaten recebeu um telefonema de uma senhora professora de chinês da Escola Primária Taktse  County, onde seu filho estuda, pedindo-lhe que buscasse seu filho. Quando ele foi buscar seu filho na escola, vários policiais civis estavam esperando por ele na escola. O porteiro da escola, quando questionado por parentes de Lhaten, teria dito que o levaram em um carro preto.

Lhaten, cerca de 44 anos, era suspeito de ter ligação com Dhondup Wangchen, um cineasta tibetano que foi condenado a seis anos de prisão, acusado de "subversão" por fazer um documentário intitulado "Leaving Fear Behind" ("Deixando o Medo para Trás"), antes dos Jogos Olímpicos de 2008.

Agricultor e único provedor de sua família,
Lhaten vive com sua esposa Passang Choedon e seus três filhos em Shingtsang Village, Condado Taktse, Municipio de Lhasa (Região Tibetana Autônoma).

Ele continua 'desaparecido' desde que sua prisão arbitrária preso. Atualmente, não há informações sobre seu estado de saúde e seu paradeiro.

http://www.tchrd.org/press/2011/pr20111118.html

Tradução livre de Jeanne Pilli

Nenhum comentário:

Postar um comentário