segunda-feira, 28 de novembro de 2011

“O espírito Tibetano continua forte”, diz o Kalon Tripa

Phayul, domingo, 27 de novembro de 2011.
Por Tenam

PARIS, 26 de novembro: Em parada de apenas um dia, o líder Tibetano democraticamente eleito Lobsang Sangay encontrou com oficiais do Ministério do Exterior Francês e do Grupo de Estudos Tibetanos do Senado Francês. Depois, à tarde, o Kalon Tripa falou à comunidade Tibetana na França.

“O objetivo deste 14º Kashag (gabinete) é a restauração da liberdade no Tibete e a volta de Sua Santidade o Dalai Lama ao Tibete”, ele reafirmou. Como chefe da administração no exílio seus deveres também incluem o “bem estar das comunidades de exilados tibetanos” e “a prioridade número um neste particular é a Educação”.

O 14º Kashag, que chegou à marca de seus primeiros 100 dias essa semana, tem sido “um dos mais ocupados Kashag da recente memória”, disse o Dr. Sangay.

“A despeito do financeiro, infraestrutural e de outros desafios, eu gostaria de lembrar aos compatriotas no exterior que há pessoas muito dedicadas, trabalhadoras e comprometidas em Dharamshala”, ele disse, clamando ao povo Tibetano estabelecido na França para dar uma ajuda.

“Foi inspirador encontrar com o Kalon Tripa. Hoje, sinto-me orgulhoso como jovem Tibetano por termos alguém como ele para nos representar”, disse Migmar, um Tibetano que mora na França.

Mais tarde, o líder Tibetano foi recebido na Prefeitura do do 11º Distrito de Paris, que hasteou a bandeira nacional Tibetana em honra dele. Lá, o Dr. Sangay participou de uma conferência de imprensa e encontrou-se com membros de vários grupos Franceses de apoio ao Tibete.

Agradecendo a eles pelo contínuo apoio, o Kalon Tripa disse que a despeito da dura realidade no Tibete, “o espírito dos Tibetanos, tanto dentro quanto fora do Tibete, continua muito forte”.

“Nós começamos essa jornada pela Liberdade do Tibete e nunca iremos desistir. Eu estou absolutamente certo de que iremos alcançar o nosso destino. Então, estaremos juntos para celebrar o dia em que os Tibetanos de dentro e de fora do Tibete estarão reunidos”, ele disse.

“Esta será a melhor história deste século”, ele disse clamando aos apoiadores do Tibete para também não desistirem de sua esperança.

Quando perguntado sobre qual seria sua mensagem ao Presidente Francês, o Kalon tripa ressaltou a importância de uma mensagem clara de apoio do governo na situação dentro do Tibete.

“Eu vim aqui hoje para manifestar meu apoio ao Primeiro Ministro democraticamente eleito do Tibete. Eu penso que é muito importante, como Francês, apoiar o Tibete”, disse Jean-Marie, apoiador Tibetano há muito tempo.

“Para mim é uma imensa honra receber o Primeiro Ministro Tibetano em minha Prefeitura”, disse Patrick Bloche, Prefeito e membro do Parlamento Francês.

O líder Tibetano está fazendo uma rápida turnê pela Europa. Sua próxima parada será em Bruxelas, aonde ele irá comparecer a uma “Conferência do Tibete sobre Autonomia Genuína” no Parlamento Europeu. Sua viagem se concluirá com uma visita à Inglaterra.

Este texto é uma tradução livre de Bruno Arrais de Mendonça (brunoarrais@gmail.com).   http://www.phayul.com/news/article.aspx?id=30423.

Nenhum comentário:

Postar um comentário