domingo, 27 de novembro de 2011

Falece o Chefe do Comitê de Busca do Panchen Lama

11o Panchen Lama - o preso político mais jovem da história
DHARAMSALA: Jadrel Jampa Trinley Rinpoche, o presidente do comitê de busca do 11o. Panchen Lama, que permeceu desaparecido depois de cumprir uma pena de 6 anos de prisão desde 2002por suportamente revelar segredos do caso ao mundo exterior, morreu com 72 anos, segundo informações provenientes do Tibete.

Em 17 de julho de 1005, ele foi preso e sentenciado a 6 anos de prisão quando recusou o plano do governo de impor sua própria eleição da encarnação do Panchen Lama.

Jadrel Rinpoche cumpriu sua pena na prisão de Chuandong na província chinesa de Sichuan de 1995 a 2002, durante a qual se pôs em greve de fome uma vez para protestar contra o veredito injusto frente ao governo chinês

O governo chinês violou sua própria lei ao manter Jadrel Rinpoche em detenção secreta sem cometer nenhum crime adicional. Seu apradeiro permanceu desconhecido até completar sua pena em 2001/2002.

O informe sobre a morte de Jadrel Rinpoche, aparentemente por envenenamento, foi revelado em uma gravação de um colaborador próximo, um alto oficial que trabalha na Associação de Budismo Tibetano. A revelação foi corroborada pelo fato de seu paradeiro ter permanecido desconhecido por cerca de 10 anos.

Jadrel Rinpoche nasceu em Namling, Shigatse e serviu como diretor do Monastério de Tashi Lhunpo, tradicional dos Panchen Lama.
 
Em novembro passado, outro alto funcionário tibetano do comitê de busca, Jampa Chungla, sucumbiu a uma doença depois de haver se nagado a assistência médica durante o longo período de encarceramento e prisão domiciliar. O envolvimento de Jampa Chungla na busca do 11o.Panchen Lama começou em 1989 quando foi designado como secretário geral do comitê encabeçado por Jadrel Rinpoche. Desde 1990 ele fez grandes esforços em ajudar Jadrel Rinpoche no processo de busca.

Gedun Choekyi Nyima, um garoto de 6 anos idetificado por Sua Santidade o Dalai Lama como o 11o.Panchen Lama, desapareceu em 17 de maio de 1995, dois meses antes da prisão de Jadrel Rinpoche. O governo chinês logo admitiu que estava com o garoto e sua família em “custódia protetora”.

Apesar dos repetidos pedidos para ter acesso à criança, nenhuma agência internacional ou organização de direitos humanos teve permissão para ter contato com o jovem Panchen Lama uo sua familia. Até o momento,
permanecemos sem informação sobre seu paradeiro e estado de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário