segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O futuro está em suas mãos

Sua Santidade é recebido por estudantes em Senda- Japão  Foto de Kimimasa Mayama
Koriyama, Japão, 6 de Novembro de 2011 - Em uma chuvosa manhã de domingo, Sua Santidade foi para a escola Budista Seiwa Gakuen Buddhistem Sendai, onde filas de estudantes esperavam por ele, segurando longos cartazes de boas vindas. Prosseguindo para o auditório da escola, ele foi recebido por fileiras e fileiras de estudantes, todos em seus uniformes escuros, cantando uma música calma e, em seguida, com o acompanhamento de um tambor, entoaram o Sutra do Coração em frente a um palco no qual havia um pequeno Buda dourado.

"O futuro está em suas mãos", Sua Santidade disse aos estudantes. Considerando a violência do século 20, algumas causadas por mau uso da inteligência, ele apontou como agora, "no início do século 21, estamos lidando com alguns erros e negligências do século passado. Já que a violência não tem resolvido nada, a não-violência faz mais sentido. "

Ele lembrou aos estudantes, em um mundo sem fronteiras nacionais, a pensar "em todo o planeta, e não apenas no Japão" e ter visão, para que eles possam "construir o seu planeta azul, e torná-lo mais feliz, mais saudável e mais pacífico. Para isso vocês precisam de inteligência, mas só isso não é suficiente. Inteligência deve ser guiada pela amorosidade."

Quando um estudante perguntou como ele se mantinha tão saudável, Sua Santidade recordou que, de acordo com a ciência médica, todo o alicerce para uma boa saúde é a paz mental. Todo mundo tem problemas, é como olhamos para estes problemas que determina o quão forte ou fraco estamos. Questionado sobre religião, ele disse: "Desde que seu país passou por guerras nucleares, o movimento anti-nuclear é muito forte. Vocês devem ser os líderes no desarmamento exterior. E para isso vocês devem prestar mais atenção para o desarmamento interior. "

Quando um aluno aproximou-se e leu uma pergunta longa, sobre como havia um self que o mundo via, e outro que ele sentia internamente, ele não sabia dizer onde estava o seu verdadeiro eu, Sua Santidade deu-lhe uma breve explicação sobre vacuidade - ou insubstancialidade do eu - como fez para uma platéia de sérios praticantes budistas no início de sua visita. Foi um grande elogio para o adolescente, e uma benção perfeita para um companheiro budista.

Apressando-se sob a chuva para a estação de trem de Sendai , ele então pegou um trem-bala para Koriyama, em Fukushima, para dar uma conferência na Nihon University, organizada pela especial "Escola para a Vida", sobre como enfrentar os desafios da vida. Sua Santidade falou para um grande público com grande paixão sobre a necessidade de olhar a realidade - para analisá-la - e sobre a necessidade de desenvolver os princípios morais. "A paz interior da mente baseia-se inteiramente na auto-confiança", explicou. "Então você não tem nada a esconder. Você pode agir de forma transparente. Isso traz confiança. Isso traz amizade. Cientistas modernos descobriram que, através do treinamento da mente, seu cérebro realmente muda."

Sua Santidade abriu a palavra para perguntas, e uma longa fila formada, na maior parte por homens, perguntou sobre os recentes desastres que devastaram a região. Eles devem ficar para ajudar a comunidade ou devem tentar proteger sua família, afastando-se? É possível ter alguma esperança?

"Se você tem muito medo, muita preocupação, apego demais", Sua Santidade disse: "sua mente torna-se tendenciosa. Com esse tipo de mente, você não pode ver a realidade. Você precisa de uma mente calma para ver as coisas claramente. "

Quando um professor perguntou como trabalhar com seus alunos, para lidar com esse trauma, Sua Santidade disse: "Nós temos uma inteligência maravilhosa. Também somos partes da sociedade. Há sempre pessoas que estão realmente tomando conta de você. Você deve explicar suas próprias dificuldades para seus alunos. Então eles sentem, 'Esta pessoa, mesmo sendo nosso professor, também está passando por dificuldades. É claro que não temos capacidade de remover todo o tipo de sofrimento, mas podemos compartilhar alguma coisa."

A pergunta final, desafiando o que Sua Santidade havia dito - que a luz viria - "Sua Santidade ainda sente isso"?

"Quando olhamos para os acontecimentos no século 20," Sua Santidade disse: "há uma série de razões para otimismo. Até mesmo ontem, quando eu vi um lugar onde uma cidade inteira tinha desaparecido, não é o fim do mundo. Algumas pessoas dizem: "o próximo ano de 2012, é o fim do mundo, ou algum tipo de catástrofe vai acontecer. Eu não acredito nisso!"

"Os desastres naturais podem aumentar devido ao aquecimento global, mas isso não significa que o mundo vai acabar, pelo menos, em alguns séculos - 1000, 2000 anos - as coisas vão continuarainda tenho esperança...
"

"Então não se preocupe! Seja otimista!"

Com isso, ele saiu pela chuva de novo, e viajou para Koriyama Station, para outro trem-bala para Tóquio, onde ele iria passar sua última noite nesta viagem ao Japão.

 Tradução livre de Jeanne Pilli

http://dalailama.com/news/post/764-the-future-is-in-your-hands 

Nenhum comentário:

Postar um comentário