segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Administração Central Tibetana apelou à República Popular da China para suspender a repressão no Tibet

Desde o dia 10 de março de 2011, dia do 52º aniversário do Levante Nacional Tibetano, sabe-se que sete tibetanos se auto-imolaram como forma de protesto contra a ocupação do Tibet pela República Popular de China e em apoio à restauração da liberdade do povo tibetano. O mais recente desses tristes incidentes ocorreu em Ngaba, nordeste de Tíbet. 

A Administração Central Tibetana (ACT) condena as respostas das autoridades chinesas a estes acontecimentos. Ao invés de comprometer-se a um diálogo com o povo tibetano para responder às queixas, as autoridades chinesas, segundo informações, têm atacado os indivíduos que se auto-imolaram e os tomado sob custódia policial. A China está claramente violando suas próprias leis e as normas internacionais com respeito aos direitos humanos básicos.

Apelamos ao governo chinês que libere imediatamente aqueles que sobreviveram à auto-imolação e que sejam tratados com dignidade.

A ACT solicita aos tibetanos e a todos os nossos amigos em todo o mundo a demonstrar solidariedade com o povo de Ngaba para destacar a urgência da grave situação no Tibet. Apelamos à comunidade internacional a pressionar o governo da República Popular da China a resolver a questão do Tibet pacificamente através do diálogo.


Kashag
Dharamsala
10 de outubro de 2011


http://spanish.tibetoffice.org/salon-de-noticias/actualizacion-de-noticias/la-administracion-central-tibetana-llamo-a-la-republcia-popular-de-china-a-poner-fin-a-su-represion-en-el-tibet

Nenhum comentário:

Postar um comentário