sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Parlamento Europeu: Resoluções de Direitos Humanos


O Parlamento Europeu condena a contínua repressão chinesa sobre os monastérios tibetanos, exige a liberação dos ativistas de direitos humanos no Bahrein e solicita à Síria que liberte o psicanalista Rafah Nashed, nas resoluções de direitos humanos urgentes tomadas na quinta-feira, 27 de outubro.

Tibete:  Autoridades chinesas pressionadas a respeitar os direitos religiosos

Os Membros do Parlamento Europeu condenaram a repressão exercida pelo governo chinês sobre os monastérios budistas tibetanos em Ngaba, Sichuan, e em outas partes do planalto do Tibete, incluindo ataques brutais, detenções arbitrárias de monges, e presença policial permanente dentro dos monastérios. Ordenaram que as autoridades chinesas suspendam essas restrições e restabeleçam as linhas de comunicação com os monges no Monastério de Kirti.

O Parlamento está profundamente preocupado com os relatos, desde abril, sobre oito monges budistas tibetanos que atearam fogo a seus próprios corpos no Monastério de Kirti em Ngaba, na província de Sichuan.

"Os Membros do Parlamento Europeu exigem que as autoridades chinesas respeitem os direitos dos tibetanos em todas as províncias chinesas e tome medidas proativas para resolver as queixas subjacentes da população tibetana. As autoridades devem cessar as políticas que ameaçam a língua, a cultura, a herança e o meio ambente tibetanos, em contravenção à Constituição e às leis chinesas que garantem autonomia a minorias étnicas", diz a resolução.

O Parlamento conclama Catherine Ashton, Alta Representante de políticas estrageiras de direitos humanos a levantar as questões de direitos humanos na próxima reunião de cúpula EU-China, e solicita aos presidentes da Comissão Européia e Conselho Europeu a pressionarem a China a proteger a incomparável identidade religiosa, cultural e linguistica tibetana em seus discursos oficiais na reunião de cúpula, já que esta questão não deve estar na agenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário