domingo, 9 de outubro de 2011

COMUNICADO DE IMPRENSA URGENTE: Tibetanos prestam homenagem aos mártires no Tibete e condenam a opressão brutal por parte da China na região de Ngaba, Tibet


Em vista dos recentes episódios de auto-imolação ocorreidos no Tibet, os tibetanos em Dharamsala se reuniram na escola da aldeia tibetana infantil localizada na região de McLeod Ganj, para lembrar e rezar pelos mártires que atearam fogo a si próprios em Ngaba, Tibet.

Dia 7 de outubro mais dois jovens, Choepel, 19 anos, e Kayangan, 18 anos,  também se auto-imolaram em Ngaba, Kirti, região leste do Tibet em protesto à brutal ocupação pela China. Cinco dias antes, 3 de outubro, Kelsang Wangchuk 17 anos, um monge do mosteiro de Kirti, também ateou fogo a si mesmo tendo em mãos uma fotografia do Dalai Lama e clamando pela liberdade de todos os tibetanos. Os demais casos de auto-imolação foram Lobsang Kelsang e Lobsang Kunchok, em 26 de setembro, e Tsewang Norbuem 15 de agosto e antes destes, Lobsang Phuntsok, em 16 de março; apenas neste ano os casos de auto-imolação já somam sete.

"Esses atos de auto-imolação são o resultado direto das políticas opressivas da China para controlar o povo tibetano, levando-os a desconfiança, asfixia, e raiva "- disse Ricardo Villagomez do grupo de apoio do México Pensando en Tibet. " Depois de 60 anos no controle do Tibet, o governo chinês deve assumir a responsabilidade pela perda da vida de tibetanos, que morreram em protestos contra a China e contra o controle militar sufocante".

Com a crescente opressão em torno do mosteiro Kirti no Tibete, em Amdo Ngaba, leste do Tibet, que ameaça e intimida os monges e que tem controlado toda a atividade que ocorre dentro do mosteiro nos últimos cinco meses, tem levado mais e mais jovens tibetanos à auto-imolação.

Conclamamos a comunidade internacional a apoiar o respeito aos direitos humanos dos tibetanos e apelamos ao governo chinês para retirar imediatamente as suas tropas militares do Mosteiro Kirti e que ajude para que a tensão na região cesse. "Nós, os representantes do movimento tibetano na América Latina, estaremos participando de uma série de protestos coordenados globalmente para exigir o apoio da comunidade internacional para forçar o governo chinês a retirar suas tropas militares de Ngaba."


Publicado por Pensando en Tibet - México

Nenhum comentário:

Postar um comentário