quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Kalon Tripa reitera seu compromisso em encontrar uma solução mutuamente aceitável para a questão do Tibet

Reunião de Força-Tarefa - Dharamsala Outubro 2011
As recentes mudanças na liderança política do povo tibetano têm sido históricas. Mas a tarefa central do movimento tibetano para restaurar as liberdades fundamentais e a dignidade do povo tibetano permanece inalterada. Como resultado, eu tenho reiteradamente afirmado que uma das minhas principais prioridades como o Kalon Tripa* é fazer todos os esforços possíveis para encontrar uma resolução pacífica e negociada para a questão do Tibete. Ainda durante a minha campanha eleitoral, deixei claro meu compromisso com a abordagem do Caminho do Meio de Sua Santidade o Dalai Lama e com o processo de diálogo permanente reiniciados em 2002. Em linha com este espírito, em 09 de outubro de 2011, encontrei os dois enviados de Sua Santidade o Dalai Lama, Sr. Lodi G. Gyari e Sr. Kelsang Gyaltsen, que até o momento têm conduzido as conversações com os representantes do governo chinês. Eles me apresentaram um abrangente sumário sobre o status do processo de diálogo. No dia seguinte foi realizada uma reunião de Força-Tarefa, durante a qual a situação e perspectivas do diálogo foram discutidas em profundidade. Obviamente, a situação trágica em curso dentro do Tibete também foi um importante tópico de discussão.

Nos últimos tempos tenho afirmado em várias ocasiões a nossa profunda preocupação com a situação no Tibete. Os incidentes são uma clara indicação das queixas genuínas dos tibetanos e seu senso de profundo ressentimento e desespero com relação às condições existentes no Tibete. Portanto, é da máxima urgência que todo o esforço possível seja feito para abordar as causas subjacentes das queixas e dos ressentimentos dos tibetanos. Por isso, gostaria de reiterar o meu firme compromisso em encontrar uma solução mutuamente aceitável no espírito da abordagem do Caminho do Meio. Para tanto, solicitei aos dois emissários de Sua Santidade o Dalai Lama a fazer esforços para retomar o diálogo o mais breve possível.

Dr. Lobsang Sangay
Kalon Tripa
 
*Primeiro Ministro Tibetano

Press Release (12/outubro/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário