terça-feira, 4 de outubro de 2011

"Cultura Tibetana é ainda muito relevante:" Geshe Lhakdor


Dharamshala: A Biblioteca de Trabalhos e Arquivos Tibetanos (LTWA) foi fundada em 1970 por Sua Santidade o 14 º Dalai Lama, e a biblioteca começou a funcionar em 1971. Budistas e tibetanos acadêmicos, estudantes, pesquisadores e viajantes interessados ​​vêm de todos os cantos do mundo para ecessar este recurso. Ms. Colleen McKown, um escritor pessoal do The Post Tibet Internacional (TPI) conversou com Ven. Lhakdor, o diretor de LTWA.

A instituição realiza pesquisa e tradução de
diversos textos relacionados ao pensamento tibetano; oferece aulas de filosofia budista, língua tibetana, a língua Hindi, e literatura; e procura educar os monges e freiras sobre descobertas científicas.

Sua Santidade o Dalai Lama disse que, enquanto milhões na Ásia seguem o budismo, o Tibet é talvez o único lugar que pode "levar à prática real do significado sutil e profundo da filosofia e cultura budistas." (ltwa.net).

"A grande responsabilidade da preservação, divulgação e continuação desta cultura única e filosofia do Tibet foi delegada ao povo tibetano. É para o cumprimento parcial desta grande responsabilidade que o estabelecimento e o funcionamento da LTWA assume um trabalho de extrema importância ", disse Sua Santidade.


http://www.thetibetpost.com/en/features/arts-and-culture/1961-qtibetan-culture-still-so-relevant-todayq-library-director-geshe-lhakdor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário