domingo, 30 de outubro de 2011

Dalai Lama pede transformação social através da ética secular

His Holiness the Dalai Lama uses a fan while giving a public talk on overcoming life's difficulties in Osaka, Japan on October 30, 2011. (Photo/OHHDL/Tenzin Choejor)
Dalai Lama usa um leque na palestra pública sobre "Superação das dificuldades da vida" (Photo/OHHDL/Tenzin Choejor)
OSAKA, 30 de outubro: Em um dia chuvoso em  Osaka, o Dalai Lama visivelmente relaxado compartilha suas idéias sobre superação das dificuldades da vida com uma audiência de mais de 5.000 japoneses e coreanos na tarde de hoje.

Como um experimentado praticante médico, o líder espitirual tibetano procurou imediatamente encontrar e tratar as causas das dificuldades da vida. 
 
"A falta de ética, de princípios e de justiça é a raíz de nossos problemas", disse o Dalai Lama enquanto chamava a corrupção de "a nova epidemia mundial".
 
"Todos nós dizemos que relaxar e descansar é importante, mas com a mente cheia de emoções conflituosas, mesmo na mais confortável das cadeiras, você não consegue relaxar", disse o Dalai Lama.
 
Sublinhando o papel vital que treinar e transformar a mente tem para enfrentar e resolver dificuldades, Sua Santidade pediu por educação ética social nas escolas e na vida cotidiana.
 
"A transformação social através da educação ética secular é bem possível. Mudar o mundo com orações é difícil", disse o Dalai Lama sorrindo gentilmente.
 
Referindo-se  aos trabalhos de pesquisa que tem conduzido nos EUA, o prêmio Nobel da Paz de 76 anos de idade disse que os resultados iniciais de práticas de atenção plena e compaixão em escolas tem sido "encorajadores".
 
"Pesquisem sobre a mente e pesquisem sobre como incorporar ética social na educação", disse o Dalai Lama. "Pessoas interessadas deveriam investigar sobre como melhorar a atitude mental com relação a sí mesmo, a  outros e ao mundo."
 
Traçando paralelos entre os avanços na tecnologia e a necessidade por avanços da mente, o Dalai Lama assinalou que até mesmo as câmeras mais avançadas tecnologicamente não conseguem fotografar a mente humana.
 
"Pequenas transformações mentais, que não conseguimos ver, são muito importantes", aconselhou o Dalai Lama.
 
Atendendo a um pedido por visitas regulares por um japonês na platéia, o líder espiritual tibetano disse que está ansioso por manter discussões mais amplas com o público e com os cientistas no Japão.
 
O Dalai Lama está fazendo uma visita de 10 dias ao Japão e está programada uma visita a Koyasan amanhã para participar do 125o aniversário de fundação da Universidade de Koyasan.
 
http://www.phayul.com/news/article.aspx?id=30257article=The+Dalai+Lama+calls+for+social+transformation+through+secular+ethics


Nenhum comentário:

Postar um comentário