quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tibete: China prende um importante jovem escritor


Meche, escritor jovem e destacado, analista político tibetano, foi detido em sua casa por autoridades na semana passada e levado a local não especificado, segundo uma fonte confiável dentro do Tibete. Choepa Lugyal, conhecido como Meche, foi preso no dia 19 de outubro quando estava com sua esposa em sua casa no condado de Yatsi, o que é conhecido hoje como província de Quinhai.

 

A fonte, que pediu anonimato disse que as autoridades não citaram nenhuma razão paar a súbita prisão; tomaram seu computador pessoal e uma cópia proibida do livro tibetano “Shar-dungri”  (A Montanha Nevada do Leste) de sua casa que foi completamente investigada e saqueada.

"Só ele mesmo sabe porque está sendo preso" reponderam de maneira cortante os oficiais do escritório de segurança à esposa do escritor, sem acrescentarem nada mais, quando mais tarde exigiu saber as razões da prisão.
 
Meche, que é conhecido por sua prolífica publicação e seus comentários políticos intuitivos, trabalha para a editora  Kansu People.

"As autoridades estão particularmente focadas em jovens intelectuais tibetanos e mantêm uma estreita vigilância sobre suas atividades", disse a fonte anônima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário