quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sobre a terra natal no exílio

Mulher tibetana oferecendo prostrações sobre as 20 ton de terra tibetana


DHARAMSHALA, 26 de Outubro: Um jovem artista tibetano contemporâneo tornou realidade o que muitos tibetanos no exílio sonharam por toda vida - colocar os pés sobre a terra natal.

Tenzing Rigdol, um artista que vive em Nova York transportou 20.000kg de terra do Tibete para o lugar de exílio em Dharamsala, norte da Índia e criou um trabalho artístico que verdadeiramente reflete seus valores morais e sua estética sutil.

Sob um brilhante céu de outubro, a terra do Tibete foi espalhada sobre um grande palco no espaço aberto da Vila Escolar das Crianças Tibetanas, em Dharamsala. Um retrato do Dalai Lama foi colocado no centro e a Bandeira Nacional Tibetana "banida do Tibete" foi hasteada no pequeno pedaço de terra do Tibete.

Inaugurando a instalação, intitulada "Nossa Terra, Nosso Povo", emocionado, o Kalon Tripa Dr Lobsang Sangay foi o primeiro a pisar na terra de seus pais e falou, num microfone montado sobre o palco, sobre o desejo de seu pai de retornar ao Tibete.

"Tem sido o sonho de muitos tibetanos retornar ao Tibete e colocar seus pés sobre solo tibetano. Muitos morreram sem realizar esse desejo. Hoje estou pisando sobre esta terra como um gesto que simboliza nosso esforço em nos reunirmos com nossos irmãos e irmãs no Tibete", disse Dr Sangay.

Pessoas idosas apoiadas em suas bengalas se ajoelhavam para tocar a testa sobre a terra e sentir os grãos em suas mãos, enquanto monges recitavam preces e jogavam punhados de terra para o céu como oferendas. 

O poder da arte transgressoa de Tenzing Rigdol, "Nossa Terra, Nosso Povo", seja melhor representada por um verdadeiro ato de desafio, quando um jovem tibetano se aproximou do microfone com um punhado de terra na mão e disse: "Lembrem-se! Esta terra carrega o sangue e o suor de milhares de nossos irmãos, que sacrificaram suas vidas pelo Tibete. Lutemos cada vez mais fortes pela independência do Tibete!"

http://www.phayul.com/news/article.aspx?id=30235&article=On+home+soil+in+exile#

Nenhum comentário:

Postar um comentário