segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Milhares de japoneses se reunem em Osaka para escutar Sua Santidade o Dalai Lama

 30 de outubro de 2011, OSAKA, Japão: mais de 5.000 japoneses e cerca de 400 coreanos se reuniram em um estádio em Osaka para escutar Sua Santidade o Dalai Lama, que iniciou os ensinamentos públicos hoje.
 
"Estou muito feliz de estar aqui no Japão e encontrar meus amigos espirituais" disse Sua Santidade o Dalai Lama, depois de ser saudado no palco com um estrondoso aplauso da audiência.
 
Começou seu primeiro dia do programa com ensinamentos sobre "O Sutra do Coração: da Compaixão à Vacuidade", no qual Sua Santidade disse que a mente pacificada é a chave para fazermos deste século um século de paz.
 
"A paz da mente pode ser desenvolvida através da compaixão e da motivação para contribuir com o bem-estar de outros" disse, enquanto os membros da audiência escutavam encantados. Ele disse que se sente inspirado a falar quando a audiência escuta com atenção.
 
Ele disse que apenas o progresso material não é capaz de levar paz e felicidades duradouras a este mundo. "O século XX que trouxe um tremendo progresso tecnológico e conforto físico, também viu uma destruição inimaginável e a morte de mais de 200 milhões de pessoas devido à violência. O povo japonês também experimentou esse sofrimento depois das bombas de Hiroshima e Nagasaki durante a 2a Guerra Mundial", acrescentou.

"Por isso, nas últimas décadas do século, tem havido um crescente interesse em deenvolver-se  a paz mental. O estudo científico do cérebro e da mente para entender as emoções humanas tem ganhado espaço desde então" disse. 
 
"É muito importante seguir e preservar sua religião original, e ao mesmo tempo respeitar as crenças dos outros. É igualmente muito importante que a pessoa possa entender o significado da religião", acrescentou.

Mais à tarde, Sua Santidade realizou uma palestra pública no mesmo local sobre a força para superar as dificuldades da vida.

Falando para a TV Tibetonline sobre os detalhes dessa visita, Lhakpa Tshoko, o representante do Dalai Lama para Leste da Ásia e Japão, disse: "O interesse pelos ensinamentos de Sua Santidade o Dalai Lama durante suas visitas ao povo japonês, incluindo os jovens e intelectuais, está crescendo".
 
"O reitor da Universidade de Koyasan, que é uma das organizadoras da visita, falou a Sua Santidade sobre o crescente interesse em estudar budismo nas universidades japonesas", acrescentou Tshoko. 
 
Além disso falou: "A visita de Sua Santidade de 28 a 29 de abril deste ano, para oferecer orações ao povo japonês, trouxe um significativo conforto para todos os afetados pela destruição provocada pelo tsunami e pelo terremoto. Esperamos que esta visita de Sua Santidade com as pessoas afetadas seja de imenso benefício para eles".

Ele disse que o povo do Japão tem expressado um profundo apreço por Sua Santidade o Dalai Lama em suas visitas ao país em todos esses anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário