terça-feira, 25 de outubro de 2011

Preso Geshe Tsultrim Gyatso

Comunicado Do Centro Tibetano para os Direitos Humanos e Democracia
25 de outubro de 2011

Em 14 de Outubro, o Geshe Tsultrim Gyatso do monastério de Dhitsa Gonghuo County na província de Qinghai foi preso pela polícia de segurança nacional de Qinghai, segundo fontes. 

Geshe Tsultrim Gyatso foi convidado a falar na Escola Nacional Tongchey Trika e nessa ocasião foi preso pela polícia. Nenhum dos membros da sua família ou de seu convívio foi informado de sua prisão. 

Geshe Gyatso, cerca de 40 anos, é do condado de Gonghuo, município de Changshey, província de Qinghai. Ele estudou e recebeu seu grau de Geshe no monastério Dhitsa. Ele é vice-presidente do Comitê de Gestão Democrática do monastério. Muitas vezes ele foi convidado por várias escolas e instituições para dar palestras sobre a preservação da língua e da cultura tibetana. Muitas vezes ele aconselhou as pessoas a preservar a tradição tibetana e falar a língua tibetana pura. 

Geshe Gyatso também é vice-presidente da fundação de caridade "Kiri Tsong-kha", que fornece cuidados e apoio a idosos e oferece ajuda financeira escolar para as crianças cujas famílias não podem pagar.

 Desde sua prisão não foi fornecida mais nenhuma informações sobre o seu estado ou localização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário