terça-feira, 4 de outubro de 2011

Como o Dalai Lama se vê

Pergunta a Sua Santidade o Dalai Lama: Como você se vê?

Resposta: Eu sempre me considerei como um simples monge budista. Eu sinto que esse é o meu verdadeiro eu. Eu sinto que o Dalai Lama como um governante temporário é uma instituição feita pelo homem. Enquanto as pessoas aceitam o Dalai Lama, eles vão me aceitar. Mas ser um monge é algo que pertence a mim. Ninguém pode mudar isso. Lá no fundo, eu sempre me considero um monge..., mesmo em meus sonhos. Sendo assim, naturalmente, sinto-me mais como uma pessoa religiosa. Mesmo em minha vida diária, posso dizer que eu gasto 80% do meu tempo em atividades espirituais e 20% sobre o Tibete como um todo. A vida espiritual ou religiosa é algo que eu conheço e pelo qual tenho grande interesse. Tenho uma certa confiança nela e por isso eu quero estudar mais. Em relação à política, não tenho educação moderna com exceção de um pouco de experiência. É uma grande responsabilidade para alguém não tão bem equipado. Isto não é um trabalho voluntário, mas algo que eu sinto que deve prosseguir por causa da esperança e da confiança que o povo tibetano coloca em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário