terça-feira, 4 de outubro de 2011

É muito importante ter alguém como o Arcebispo Desmond Tutu para tornar claro o que é certo e o que é errado, escreve Dalai Lama


Ele é meu amigo. Uma vez que uma pessoa se torna um amigo muito próximo e desenvolve respeito, então os problemas do outro se tornam seus próprios problemas; a felicidade que o outro sente é também sua. Isso é bem natural. No nosso caso, não é apenas uma amizade mas é uma profunda admiração, profundo respeito e, penso eu, sem barreiras; podemos ser bem francos um com o outro. Isso é muito bom.
Politicamente, no início [da nossa amizade] ele não tocava no assunto da questão tibetana. Mas depois, num encontro em Nova Iorque, ele mencionou o problema tibetano. Ele usou sua autoridade moral para chamar a atenção à questão. E então também em Delhi, quando ele foi recebeu o Prêmio Gandhi da Paz, ele disse que o governo da India cuida do Dalai Lama e isso o faz feliz. Ele disse que o governo da Índia deveria também apoiar a libertação do Tibet.
Nós agradecemos seu apoio.
No ano passado, antes da Copa do Mundo, a embaixada da África do Sul em Nova Delhi declinou o meu visto. O Bispo Tutu expressou publicamente sua infelicidade e desprazer com relação a isso, Ele realmente demonstrou solidariedade. Eu fiquei muito impressionado.
O Bispo Tutu junto com o Presidente Vaclav Havel escreveram um artigo sobre Liu Xiaobo [crítico, escritor e ativista político baseado em Pequim]. Eu acho que foi publicado no "The Guardian". Foi uma declaração bem forte. Eu ouvi a respeito através da BBC, embora não tenha visto o próprio artigo. É muito útil ter alguém como ele, alguém com autoridade moral, para tornar claro o que é certo e o que é errado. Isso é muito importante.
Eu acho que líderes espirituais deveriam fazer mais. Deveriam se pronunciar. Os líderes políticos e líderes dos governos devem tomar em conta vários outros fatores: a economia e muitas, muitas coisas. Mas espera-se que os líderes espitiruais sejam firmes nos princípios morais. Mesmo que haja consequências imediatas, isso não importa.
Neste planeta todos dizem: "Paz, Paz, Paz". Até a Coréia do Norte diz: "Paz, Paz, Paz". Mas a realidade é exatamente o oposto.
As Nações Unidas deveria ser o mais alto órgão mundial, mas algumas vezes se parece com um centro de comércio: "Se você fizer isto, eu farei aquilo".
Alguém deve deixar claro que o que é certo é certo e o que é errado é errado, sem medo, verdadeiramente, honestamente. Embora Tutu esteja aposentado, onde quer que haja uma questão humana, ele deve falar. Sua voz é importante. Ele dever ser firme como tem sido.
Ele deve continuar, por favor, até seu último suspiro. Ele deve permanecer firme. E também [o fato é que ele é] uma pessoa negra do Continente Africano é de muita ajuda. Talvez seja um pouco egoísta de minha parte. Se alguns europeus fizessem qualquer declaração, então a comunidade chinesa diria: "Oh, é o Ocidente imperialista contra as forças chinesas que está falando."
Os sul-africanos sofreram muito sob o colonialismo dos brancos, sob o apartheid. Quando ele fala com força, é difícil dizer que ele é um instrumento do Ocidente contra as forças chinesas.
Eu suponho que os chineses poderão tentar dizer que o Arcebispo Tutu é um instrumento do Ocidente contra as forças chinesas. Afinal de contas, eles descreveram a mim mesmo como um instrumento do Ocidente contra as forças chinesas.

(Este texto foi retirado da contribuição do Dalai Lama, o líder espiritual do Tibet e antigo chefe de estado, a   'Tutu: The Authorised Portrait'.O livro, disponível em todas as boas livrarias, foi publicado por Pan Macmillan SA em associação com PQ Blackwell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário