terça-feira, 4 de outubro de 2011

Desmond Tutu: África do Sul trata Dalai Lama com “falta de respeito"

 (Nicky Loh/Reuters)




O arcebispo sul-africano Desmond Tutu disse que o seu país está tratando o Dalai Lama com “uma profunda falta de respeito”, e lamentou que não haja ainda uma resposta para o pedido de visto do chefe espiritual tibetano.






Desmond Tutu, laureado com o Nobel da Paz em 1984, convidou Dalai Lama para a festa do seu 80º aniversário, que terá lugar na Cidade do Cabo, no início de Outubro. Porém, as autoridades sul-africanas, que já recusaram a sua entrada no país em 2009 para não “irritar” a China, ainda não deram uma resposta.

“A forma como o Governo sul-africano está lidando com o pedido de visto de sua santidade, o Dalai Lama, convidado para o 80º aniversário do Arcebispo Desmond Tutu, é profundamente desrespeitosa para com os dois laureados do Nobel da Paz que são também os líderes espirituais mais reverenciados do mundo”, criticou o centro para a paz Desmond Tutu.

Os representantes de Dalai Lama iniciaram o processo na embaixada da África do Sul em Nova Deli – onde o chefe espiritual budista se encontra em exílio - a 20 de Junho, segundo um comunicado.

As autoridades sul-africanas “possuem toda a documentação necessária para tomar uma decisão”, e receberam uma cópia do seu passaporte no dia 20 de Setembro, depois de Dalai Lama ter regressado de uma visita na América do Sul, acrescentou o centro num comunicado conjunto com o Gabinete para os Tibetanos em Pretória.

É pouco provável que as autoridades sul-africanas tomem qualquer decisão até ao regresso do seu vice-presidente, Kgalema Motlanthe, que estará precisamente até sexta-feira em visita oficial à China, um parceiro económico e diplomático de peso para a África do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário